Vaginismo

O que é vaginismo

O vaginismo é um capítulo à parte no assunto dor durante o sexo. Esta alteração ocorre por contração involuntária dos músculos ao redor da entrada da vagina, o que dificulta a penetração e causa dor durante o ato sexual.

Não sabemos ao certo a real prevalência deste problema na população, pois muitas mulheres não sentem-se confortáveis em discutir problemas sexuais com os seus médicos. Alguns estudos, porém, sugerem que até 40% das mulheres podem sofrer desse mal em algum grau.

– PUBLICIDADE / PUBLICIDAD –

O vaginismo pode estar intimamente relacionado às outras formas de dispareunia, podendo ser uma consequência destas. Mulheres que tenham dispareunia por outras causas podem desencadear episódios de vaginismo por conta do medo de terem dor durante um ato sexual que está por se iniciar. Nestes casos, portanto, o vaginismo torna-se mais uma causa de dor além da causa original. Em muitas mulheres, mesmo que a causa inicial da dispareunia seja solucionada, o medo da dor pode perpetuar os episódios de vaginismo, fazendo com que a dispareunia persista.

Não sabemos exatamente por que o vaginismo acontece. Em geral, ele é um reflexo adquirido, que costuma estar ligado à ansiedade e/ou ao medo de ter relações sexuais. Mas nem sempre fica claro o que veio primeiro, o vaginismo ou a ansiedade.

Algumas mulheres têm vaginismo em todas as situações e com qualquer objeto que penetre a vagina, seja o pênis do parceiro, um absorvente interno, um supositório vaginal ou o espéculo do ginecologista. Outras apresentam vaginismo em algumas circunstâncias, mas não em todas. Geralmente, a penetração sexual e o exame ginecológico são os fatores mais relacionados ao vaginismo.

Algumas situações que podem desencadear o vaginismo são:

  • Ter tido uma primeira relação sexual muito dolorosa.
  • Achar que a vagina é muito pequena para o pênis do parceiro.
  • Histórico de abuso sexual.
  • Pensamentos negativos em relação ao sexo.
  • Medo de engravidar.
  • Ter outras causas de dispareunia.